segunda-feira, 23 de março de 2015

O próximo trem lotado de vazios... ?

Hoje, bem cedinho, o radio anunciava paralisação em várias linhas de trens e metrô, pelo excesso de pessoas e início de confusão, as escadas-rolante foram desativadas. Excesso de indivíduos, escassez da tão bela oportunidade de ser percebido como outra pessoa, diferente, mas parecida com você, alguém que tb tem hora para chegar, tb acordou cedo... Mas tudo q se deseja é que o outro não seja tão esperto, tão ágil, tão forte; não perceba o espaço mínimo entre a plataforma e a porta, que não desça correndo como vc, não seja forte para empurrar gente ou segurar a porta. É uma mistura selvagem, só há espaço entre arriscar-se e temer, entre pressa e pavor, entre indiferença à fragilidade e ela mesma. Quem é menor, mais fraco, nao embarca, perde o trem, perde o que se tem, falta o ar, o trabalho, tudo falta ali, a dignidade até.




E querendo sacudir o mundo para que todos se olhem, segui o dia, com medo de por alguma bobeira, eu deixasse de ver o mundo de alguém que eu pudesse ajudar. 
A noite, feliz por estar pertinho de casa, paro no mercado e vejo três vagas como a da foto, se a pessoa já foi ao mercado, para quê deixar espaço para O PRÓXIMO ESTACIONAR?? Fotografei uma para ilustrar esse desabafo, ... 
Um carrinho sozinho, um trem lotado, duas possibilidades de sermos solidários, mas tudo que notamos é indiferença e solidão.
Sigamos pensando que tudo vai melhorar...